5 de abril | Nesta viagem ao mundo das árvores embarcámos cerca de 30 pessoas, principalmente Curador@s da Floresta. O Prof. José Pissarra (da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) foi o nosso competentíssimo guia.

Com a sua ajuda percorremos a fisiologia e biologia das árvores com algum detalhe. Esclareceram-se questões como o que distingue uma árvore de outras plantas? Qual é o padrão de crescimento das árvores? Porque é que a folhas ficam amarelas, alaranjadas e vermelhas no outono? Como circula a água desde as raizes às extremidades superiores das árvores? Como é que transformam o sol em energia química? Como é que as árvores produzem oxigénio? Como armazenam o carbono?

E muitas outras particularidades do fascinante mundo das árvores foram ainda abordadas nesta conversa na qual o Prof. Pissarra manteve o público totalmente entusiasmado até ao último minuto! 🙂

Veja as FOTOS

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi promovida pelo CRE.Porto em colaboração com o FAPAS – Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens.