No próximo dia 18 de janeiro decorrerá, no Serviço Educativo da Fundação de Serralves, um Encontro da Comunidade Educativa do projeto “A Natureza é a melhor Sala de Aula” (NSA), destinado exclusivamente aos professores e educadores integrados no projeto. Esta ação será acreditada e tem como objetivos facilitar a apresentação dos membros deste projeto, assim como empoderar os professores e educadores para a implementação das atividades propostas pela equipa CRE.Porto, através da partilha de ferramentas de trabalho e ideias práticas sobre a utilização da Natureza como um espaço de ensino-aprendizagem.

Nesta sessão serão apresentados os novos Guiões Orientadores elaborados para a edição de 2019/2020 do NSA. No total desenvolveram-se 8 guiões, do pré-escolar ao ensino secundário, com 32 atividades  para serem implementadas pelos educadores e docentes junto dos seus alunos. Através da implementação das atividades, o projeto visa contribuir para aumentar o contacto das crianças e jovens com a natureza existente na escola ou área circundante e, consequentemente, potenciar as aprendizagens essenciais das áreas disciplinares inscritas no projeto e o desenvolvimento de várias competências transversais consideradas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Este encontro é organizada no âmbito do projeto educativo “A Natureza é a melhor sala de aula” 2019/2020, promovido pelo CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. A ação de formação é desenvolvida em parceria com o Serviço Educativo da Fundação de Serralves.