No Viveiro do FUTURO, a primavera é sinónimo de muita agitação e muitas tarefas. Há sementeiras para terminar (ou começar!), plântulas para repicar e transplantar, mondas para fazer, muita (re)organização dos canteiros e da estufa e muitas outras tarefas, não menos importantes. No entanto, tudo fica um pouco mais simples com a ajuda essencial dos Voluntários do FUTURO. Nestes dois últimos meses, e nas 6 sessões de trabalho, foram 30 as participações voluntárias e no total de horas, foram quase 100!

Março, começou um pouco tímido ainda com frio, consequentemente, algumas sementes tiveram que esperar um pouco mais para irem para a terra, mas quase a meio do mês já foi possível tratar das bolotas dos carvalhos. Mais tarde, e após um período de tratamentos específicos, as sementes de sabugueiro (Sambucus nigra), aderno (Phillyrea angustifólia), entre outros, foram colocadas na estufa, em substratos apropriados para que pudessem continuar o processo de germinação.

Além das sementeiras, as tarefas mais regulares nesta altura do ano são os transplantes e os envasamentos. Plantas, que necessitam de mais espaço e mais substrato para crescer e dar novos rebentos, são cuidadosamente colocados em vasos ou em tabuleiros com alvéolos maiores. O processo pode parecer simples, mas espécies muito sensíveis, com raízes muito finas, como o teixo (Taxus baccata) exigem mãos cuidadosas. Já as gilbardeiras (Ruscus aculeatus) e as murtas (Myrtus communis) são mais tolerantes e, com esta última espécie tão particular, as mãos, também elas atentas, beneficiam do seu aroma e rapidamente a bancada de trabalho fica perfumada!

Abril e os seus dias quentes, ainda que algo atípicos, trouxe mais germinações. Os pequenos medronheiros (Arbutus unedo) e até os carvalhos já começaram a dar os primeiros sinais de vida! Na última sessão de trabalho desse mês, a estufa encheu-se de voluntários! Contamos com os veteranos do FUTURO, mesmo com os mais pequeninos, como a Luísa, que novamente, nas férias da Páscoa decide dar uma (grande) ajuda! Os alunos da CASO – Católica Solidária continuam a marcar presença e a VO.U pela Natureza também. No Viveiro do FUTURO, são já algumas as tradições que começam a cumprir-se: a Páscoa como estava por perto, não faltaram as amêndoas, o pão-de-ló e as avelãs! Mas essas, foram semeadas! 🙂

Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2019CREPorto.ampereira

Março | 12 de março,  22 de março, 26 de março,

Abril| 5 de abril,  10 de abril, 16 de abril,

 

O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre o CRE.Porto, a Câmara Municipal do Porto e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Conta com o apoio da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos da Região Porto, da Silvapor – Ambiente e Inovação, da Leal & Soares e do projeto Sementes de Portugal. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução.