Ao longo dos meses de fevereiro e março, o Viveiro do Leça recebeu vários voluntários e muitas sementes. Em quatro sessões de trabalho, espécies semeadas foram 10, mas sementes, essas, foram 25.000!

Os meses de inverno e inicio de primavera marcam o arranque dos trabalhos de sementeira nos viveiros de plantas florestais. Mesmo as espécies que estiveram em tratamentos pré germinativos, com os dias a ficarem mais quentes, é necessário começar a fase de produção. Tratando-se do Viveiro do Leça, um viveiro vocacionado para espécies ribeirinhas, foram semeadas algumas dessas espécies e outras que estão adaptadas a zonas húmidas. Zêlhas (Acer monspessulanum), bordos (Acer pseudoplatanus), amieiros (Alnus glutinosa), sabugueiros (Sambucus nigra) e algumas espécies raras e de difícil propagação como as cerejeiras-bravas (Prunus avium) e azereiros (Prunus lusitânica), são alguns dos exemplos das espécies que estão agora a crescer no Viveiro do Leça.

Para que todos estes milhares de sementes fossem colocados nos seus tabuleiros foi fundamental a ajuda, não só da equipa operacional do Parque Ecológico Monte S. Brás, como também dos voluntários da Bolsa de Voluntariado do Leça. Nestes dois meses de trabalho intenso foram 14 as participações voluntárias e em fevereiro tivemos inclusivamente a colaboração de uma aluna da CASO (Católica Solidária).

Todo o empenho desta grande equipa já está a dar frutos, e as primeiras plântulas já começaram a surgir entre as dezenas de tabuleiros na estufa. Pequenos carvalhos-alvarinho (Quercus robur) e medronheiros (Arbutus unedo) com pouco mais de 0,05cm estão agora a dar sinais de vida! 🙂

As tarefas ainda não terminaram e em breve voltaremos ao Viveiro para terminar de semear e começar a repicagem e manutenção das pequenas plantas. Se também quiser fazer parte desta equipa e ajudar a semear e criar florestas nativas, inscreva-se AQUI.

Obrigada a tod@s!

FOTOS 18 de fevereiro| 27 de fevereiro | 22 de março | 25 de março |  ©2019CREPorto.ampereira

O Viveiro do Leça é uma das componentes essenciais do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça. Este Centro contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e está a ser promovido pelo Município de Matosinhos em parceria com a equipa do CRE.Porto.