Na tarde de 22 de março, estiverem 8 colaboradores da Agência de Energia do Porto a plantar árvores de espécies nativas numa nova parcela FUTURO, antiga área ardida de eucaliptal na freguesia de Melres, em Gondomar.
Após o acolhimento e boas-vindas ao grupo de voluntários, foram apresentadas as espécies a instalar na parecela: bordo (Acer pseudoplatanus), macieira-brava (Malus sylvestris) e pinheiro-manso (Pinus pinea). Os grupo, muito motivado, começou logo a abrir covas para instalar convenientemente as plantas, conforme a demonstração apresentada no video “como se bem plantar uma árvore“. 🙂 Ao fim de duas horas e meia de trabalho árduo, conseguiram plantar metade das árvores previstas para esta parcela (87 árvores)! Com esta ação foi dado início à reconversão para floresta autóctone de mais um eucaliptal ardido, e ficou a promessa de o grupo voltar para concluír o trabalho iniciado. Um bem-haja!

FOTOS | ©2019CRE.Porto.malmeida

Esta atividade, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e pelo CRE.Porto. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.