No passado 8 dezembro plantamos mais medronheiros, bétulas e macieiras-bravas na Quinta de Lenteira, em Foz do Sousa. Esta área integrou o FUTURO no inicio de 2018 quando ali se plantaram os primeiros exemplares de espécies nativas. Após essa primeira ação a equipa do FUTURO fez  a monitorização da área e o proprietário a manutenção e o controlo de plantas invasoras. Agora foi o momento certo para fazer a retancha (substituição de plantas que não se adaptaram) e alargar a área plantada. Durante a tarde o grupo de 15 voluntários plantou 85 plantas e colocou protetores e estacas, para ficarem bem assinaladas. Apesar do relevo ser acentuado e o terreno escorregadio, a tarefa não foi tão difícil, já que as covas estavam abertas (pela equipa de Sapadores Florestais de Gondomar) e a bonita paisagem sobre o rio Sousa foi um excelente bálsamo para o cansaço.

Na mesma tarde, o grupo dos Moinhos de Jancide plantou também várias árvores nativas do FUTURO na margem esquerda do rio Sousa e a comunidade foi muito participativa.

Um bem-haja a tod@s!

FOTOS Créditos: ©2018 CRE.Porto malmeida

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Foi organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e o CRE.Porto, com a colaboração da Portucalea.  As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.