A Natureza é a melhor sala de aula” é o mote para o Programa Educativo 2018/19 do CRE.Porto. Este programa nasce no contexto da experiência da Rede de Escolas desenvolvida entre 2014 e 2017 no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.

A Natureza é a melhor sala de aula” nasce da necessidade de aproximar as crianças e jovens da Natureza, em contexto de aprendizagem. O meio natural e os espaços verdes, além de melhorarem a condição física e psicológica das crianças e jovens, têm ainda a virtude de constituir o melhor espaço de observação, experimentação e aprendizagem que lhes pode ser oferecido. A Natureza é uma montra gigante, cheia de estímulos e desafios que oferece os recursos pedagógicos necessários para educar as crianças e jovens de uma forma integral, autónoma e estimulante. Vários estudos evidenciam ainda que o uso de espaços verdes, bosques e parques em contexto didático apresenta impactos positivos na capacidade de aprendizagem, atenção e concentração das crianças e jovens.

Este programa vai arrancar numa fase piloto com o estabelecimento de uma rede com 17 escolas (uma de cada município da Área Metropolitana do Porto), 34 docentes e 550 alunos, desde o pré escolar até ao ensino secundário. Com o contributo e experiências de todos, será criada uma verdadeira comunidade de prática de Aulas na Natureza, na qual se irão reunir e partilhar metodologias e se gerarão novas aprendizagens.

A par da dinamização desta rede, irá ser realizada uma ação de formação aberta a outros docentes, na qual irão ser partilhadas experiências e testemunhos de investigadores que estão já a desenvolver projetos neste âmbito. Em breve divulgaremos a data e o local.

Um dos grandes objetivos do CRE.Porto com este programa é o da avaliação do impacto destas metodologias pelo que estão a ser traçadas linhas de estudo e investigação neste âmbito com investigadores do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica do Porto.

Este projeto conta igualmente com a colaboração do Setor Educativo da Fundação de Serralves.

As escolas já estão reunidas, as apresentações já foram feitas. Em breve partilharemos mais informação sobre os protagonistas deste Programa.