No passado 24 de janeiro, 63 alunos de quatro escolas do Porto fizeram uma pequena viagem até ao Parque Aventura da Lipor para plantarem árvores e arbustos nativos. Ao longo do dia foram instaladas 69 plantas de três espécies diferentes – jasmineiro-do-monte (Jasminum fruticans) produzido pelas escolas do Porto, no âmbito da Rede de Escolas do FUTURO do Ano letivo de 2016/2017, aderno (Phillyrea latifolia) e zimbro (Juniperus oxycedrus).

A manhã trouxe os alunos da Escola Básica do Conservatório de Música do Porto e da Escola Secundária Rodrigues de Freitas, Porto. Ambas as escolas já tinham contribuído para o FUTURO, no ano letivo anterior, quer na produção de plantas nativas, nos seus viveiros escolares, quer na apresentação pública de concertos de homenagem à árvore e à floresta nativa. Após o acolhimento feito pela equipa da Lipor, o Sol convidava a subir ao talude do Parque Aventura e logo a seguir à demonstração de uma boa plantação e principais cuidados, foi com uma rapidez incrível que todos se colocaram junto das covas já abertas à espera da sua árvore e da ajuda essencial dos colaboradores da Lipor! As covas eram muito fundas e as plantas pequeninas, “mas assim vamos dar uma casa grande para elas crescerem” – diziam os alunos! Os pequenos arbustos, apesar de nativos, tiveram direito a nomes bem exóticos como “Jasmine” ou “Neymar”! 🙂 O José – da Escola Secundária Rodrigues de Freitas – também plantou o seu pequeno zimbro. “Vou contar ao meu avô que plantei uma árvore”, dizia ele com um sorriso luminoso!

Durante a tarde contamos com a força dos alunos da Escola Profissional Psico Social do Porto e do Colégio D. Duarte. Estas escolas também já tinham desenvolvido outras modalidades na Rede de Escolas do FUTURO, por isso a plantação foi um fechar de ciclo muito simbólico. Mesmo com o céu mais escuro ninguém desistiu e se o inicio dos trabalhos foi mais custoso, a meio da tarde já todos pegavam nas ferramentas sem medo de “pintar” as sapatilhas com outras cores!

Parabéns e obrigad@ a todos!

FOTOS – Créditos: ©CRE.Porto2017ampereira

Esta ação foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, tendo sido organizada pela Lipor, Câmara Municipal do Porto e CRE.Porto.