Ao longo do mês de janeiro, no Viveiro do FUTURO somaram-se várias jornadas de sementeiras para criar a nova bolsa de plantas para a próxima época. Até à data já foram semeadas cerca de 23.000 sementes de 8 espécies, entre as quais amieiros (Alnus glutinosa), carvalhos-alvarinho (Quercus robur) e medronheiros (Arbutus unedo).

O trabalho minucioso tem contado com o apoio dos já habituais voluntários do FUTURO, mas igualmente dos voluntários da VO.U pela Natureza que têm sido presença assídua no viveiro. Temos tido a participação de alunos das mais diversas áreas de formação e até diferentes nacionalidades. No passado 19 de janeiro estivemos a semear bolotas de sobreiro (Quercus suber) e foi uma sementeira verdadeiramente ibérica. À nossa equipa juntaram-se três voluntários espanhóis da VO.U – o Carlos, a Cristina e o Ismael, bem como o João, o representante português desta parceria luso-espanhola. 🙂

Foi uma intensa tarde de trabalho na qual, além da sementeira, preparamos os tabuleiros que irão acolher as próximas espécies, pois até ao final do mês teremos ainda muitas centenas de sementes para lançar à terra.

Obrigada a tod@s!

FOTOS 16 janeiro | Créditos: ©2018CRE.Porto.ampereira

FOTOS 19 janeiro | Créditos: ©2018CRE.Porto.ampereira

O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre o CRE.Porto, a Câmara Municipal do Porto, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Conta com o apoio da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos da Região Porto, da Silvapor – Ambiente e Inovação, da Leal & Soares e do projeto Sementes de Portugal. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução.