No  primeiro ano da Rede de Escolas do FUTURO, Oliveira de Azeméis contou com a EB1 do Pindelo para construir o primeiro viveiro do FUTURO no município. No final do ano, a escola teve uma excelente produção. As árvores produzidas já foram plantadas e estão a crescer numa das áreas do FUTURO.

Este ano letivo continuamos a ter um dos viveiros escolares do FUTURO sediado neste concelho, desta vez na EB Comendador Ângelo Azevedo, pertencente ao Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva. O viveiro foi construído em fevereiro por um grupo de 20 alunos do projeto Eco-Escolas: cinco alunas do 2º CEB e 15 do 3º CEA. Colaboraram ainda as turmas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo.

Toda a comunidade escolar viveu a experiência de criar um viveiro de uma forma muito intensa e com uma grande entrega. Ninguém ficou esquecido, porque  este projeto é todos.

Participaram alunos, docentes, pais, encarregados de educação e assistentes operacionais. Pelas palavras da professora Sónia Martins, líder desta escola no contexto da Rede de Escolas do FUTURO, a criação do viveiro foi uma oportunidade para poder formar consciências, hábitos e comportamentos que promovam a melhoria da qualidade de vida na escola e consequentemente no meio social e natural envolvente. Este extenso grupo semeou sobreiro (Quercus suber), murta (Myrtus communis), sabugueiro (Sambucus nigra) e jasmineiro-do-monte (Jasminum fruticans). “O primeiro contacto com a terra foi assustador, apesar de os alunos estarem apetrechados com luvas. O primeiro a mexer na terra teve que ser o mais destemido” – comenta a professora.  O medo deu lugar à curiosidade e depois de experimentarem, saborearem o momento, encontraram alguns habitantes da terra… Os testemunhos foram vários. Reproduzimos um no qual se deposita a esperança no projeto e no FUTURO – “A experiência foi fantástica! Estou curiosa com o desenvolvimento do nosso projeto!” (Andreia Ferreira).

Agora todos estão expectantes com o desenvolvimento das pequenas sementes. Nós partilhamos esse entusiasmo e ansiedade. Até já equipa 🙂

(Texto adaptado do original da Professora Sónia Martins)

Excelente trabalho!

FOTOS Créditos: ©2017SóniaMartins

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto