Na tarde de 18 de janeiro, 47 alunos e quatro docentes do Agrupamento de Escolas Soares Basto (Oliveira de Azeméis) inscrito na Rede de Escolas do FUTURO estiveram na nova área do FUTURO em Nogueira do Cravo (Oliveira de Azeméis), conhecido por Mina do Pintor, para darem o seu contributo para a reconversão do coberto vegetal em floresta nativa. As duas turmas de 8º ano foram recebidas pela equipa da Câmara Municipal e pela Vereadora do Ambiente, Drª Manuela Pinto, que acompanhou os trabalhos de plantação.

Após as boas-vindas e apresentação da área e da espécie a ser plantada, rapidamente se distribuíram os materiais e o corpo começou a aquecer com a instalação das pequenas árvores. O esforço foi muito mas o entusiasmo também. Todas as árvores mereceram um grande cuidado e atenção por parte dos plantadores que, sem exceção fizeram questão de as batizar e houve ainda quem, ainda que discretamente, fizesse uma pequena dança e prece à chuva para que regasse a sua árvore 🙂

Ao todo, esta grande equipa auxiliada pelos técnicos do município, três sapadores florestais e equipa do FUTURO, plantou 140 medronheiros.

Todas as árvores e arbustos plantados no FUTURO são importantes, das mais pequenas às mais crescidas, mas alguns dos medronheiros plantados nesta tarde eram ainda mais especiais, pois foram produzidos pelos alunos da EB1 de Pindelo, em Oliveira de Azeméis. Em 2015/16 esta escola integrou a Rede de Escolas na modalidade de “Criação de um Viveiro de Plantas Nativas” e após todos os cuidados, atenção, regas, mondas e visitas de monitorização por parte dos alunos e pais, os pequenos medronheiros cresceram e estão agora no local onde vão crescer e ajudar a criar uma nova floresta.

Quando os alunos da Escola Soares Bastos souberam ficaram surpreendidos pois no fundo iriam plantar arbustos “made in” Oliveira de Azeméis produzidos pelas mãos pequeninas dos alunos do primeiro ciclo de Pindelo 🙂

A tod@s muitos parabéns pelo excelente trabalho!

FOTOS Créditos: ©2017CRE.Portoampereira ©2017CRE.Portomalmeida ©2017AFerreira

Esta atividade é desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, organizada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e pelo CRE.Porto.

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pelo CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto.

Guardar