img_5246No próximo dia 21 de janeiro, a plantação da nova área do FUTURO em Nogueira do Cravo (Oliveira de Azeméis), conhecido por Mina do Pintor, vai ser concluída com instalação das últimas árvores e arbustos autóctones, de modo a atingir o objetivo de 5.170 salgueiros, sobreiros e medronheiros. Voluntários da EBS Soares Basto e da EBS Ferreira da Silva irão iniciar a plantação da área na semana anterior.

No local existe uma antiga mina de arsénio e volfrâmio que encerrou a sua atividade em 1995. Desde daí, cresceram acácias, eucaliptais e pinhais pontuados com carvalhos e sobreiros. Para facilitar a reconversão do coberto vegetal em florestal nativa, nos últimos dois meses uma equipa de profissionais do FUTURO tem trabalhado intensamente os cerca de 6 hectares de terreno difícil, devido ao relevo e densidade de vegetação. Além da limpeza dos matos e de eucalipto foi realizado um controlo das plantas invasoras, nomeadamente das austrálias e mimosas.

Agora, é necessário que venha ajudar plantar as nativas. Participe! 🙂

Detalhes & inscrições (Após a sua inscrição enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail).

Transporte assegurado pelo Município até ao local de plantação, a partir do largo da Republica de Oliveira de Azeméis.

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo CRE.Porto em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.