No passado 7 de janeiro, a primeira sessão do “Ambiente em Família”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Porto, decorreu no Viveiro Municipal. Nesta bela manhã de sol, os participantes foram convidados a conhecer o Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO e a importância das florestas urbanas e dos serviços que estas nos oferecem e que contribuem diretamente para a qualidade de vida. No Viveiro Municipal estas explicações são quase redundantes, pois basta estar no local para observar e ouvir as aves, sentir a tranquilidade que um espaço verde nos traz, sentir o ar mais limpo…

Após a abertura da sessão, feita pelo Luis Monteiro, do Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo, o grupo de 20 participantes foi levado a conhecer as espécies presentes nos vários canteiros do Viveiro do FUTURO. Ao longo dos diferentes espaços falamos sobre as espécies nativas, curiosidades sobre as mesmas, métodos de produção, técnicas e ferramentas que ajudam à sua identificação.

Apesar do espaço convidar à observação atenta da riqueza botânica, pouco tempo depois de nos embrenharmos nos canteiros onde crescem cerca de 30.000 plantas de 33 espécies diferentes da nossa flora nativa, quase todos os telemóveis e tablets começaram a procurar pelas diferentes aplicações que permitem identificar espécies de flora! Sinais dos tempos… Uma delas foi a aplicação Arbolapp desenvolvida pelo Jardim Botânico de Madrid. Esta aplicação (pode fazer download aqui) é uma ferramenta muito útil na identificação de espécies da flora da Península Ibérica e o Viveiro foi sem dúvida o momento certo para ser explorada!

Além desta aplicação pudemos ainda utilizar a plataforma Flora-on, da Sociedade Portuguesa de Botânica. Para lá das várias aplicações on-line, que em locais mais remotos nos podem deixar aflitos, também se usou e deu a conhecer o sempre fiel e amigo Guia de Campo, que apesar dos gramas extra, estará sempre pronto a ser utilizado!

O sobreiro (Quercus suber) foi uma das espécies que os participantes puderam contemplar quase desde a bolota até à grandiosidade de exemplares que existem no Viveiro Municipal. Junto a um deles e perto de um dos recantos mais místicos do viveiro, houve espaço para contar uma curiosa lenda que explica o nascimento dos carvalhos, sobreiros e azinheiras…

Já a caminhar para o final da sessão, foi o momento do grupo meter mãos à terra! As sementes de Cornalheira (Pistacia terebinthus), arbusto nativo, foram recolhidas em novembro passado em Trás-os-Montes e estiveram em tratamentos pré-germinativos até agora, momento no qual já estão preparadas para ir para a terra.

Após uma breve mas importante abordagem às técnicas de sementeira e principais cuidados, o Leandro foi dos primeiros a calçar as luvas e a perguntar “como é que posso ajudar?”. Com muito cuidado e atenção todos contribuíram para a sementeira de 538 novas sementes que irão germinar nos próximos meses! No final da manhã, e depois das simpáticas palavras de agradecimento do Diogo, foi feito o convite a todos para acompanharem e tomarem parte do destino das árvores e arbustos que conheceram no Viveiro do FUTURO ao tornarem-se plantadores voluntários nas várias ações de plantação previstas para 2017. Da mesma forma, e para os residentes no Porto, lançou-se o desafio de ajudarem a cidade a tornar-se mais verde ao plantarem nos seus jardins plantas nativas, através da 2ª edição da iniciativa “Se tem um jardim temos uma árvore para si”.

Terminada a atividade, fica a esperança de que as novas sementes lançadas à terra sejam um prenúncio de um 2017 cheio de florestas e vidas novas!

Obrigada a tod@s!

FOTOS

Créditos: ©2016CREPorto.ampereira, ©2016.InêsRamos, ©LuisMonteiro

 

Esta atividade foi realizada no âmbito da iniciativa “Ambiente em Família” promovida pela Câmara Municipal do Porto.