FUTURO promove formação de técnicos

FUTURO promove formação de técnicos

No passado 12 de janeiro decorreu uma ação de formação realizada no âmbito da Rede de Escolas do FUTURO, destinada exclusivamente a técnicos. O objetivo era o de partilhar conteúdos e metodologias que ajudem estes técnicos a apoiar as solicitações das escolas da Rede de Escolas. Ao todo, o auditório do Viveiro Municipal do Porto, graciosamente cedido pelo Município, contou com a presença de 44 técnicos dos diferentes municípios participantes no FUTURO, Técnicos dos Centros de Educação Ambiental do Porto e uma forte comitiva de Eco Conselheiros da Lipor.

 

Os conteúdos da formação basearam-se no (re)conhecimento da flora nativa e exótica, utilização de plataformas e ferramentas que permitam a sua identificação, as principais características das espécies, elementos distintivos e curiosidades. Os espaços verdes existentes dentro das escolas e nas suas proximidades geram muitas vezes dúvidas sobre a sua biodiversidade e dado que, algumas das modalidades da Rede de Escolas apostam numa forte componente de conhecimento, valorização e promoção do património arbóreo, sentimos que era importante reforçar e renovar este conhecimento entre os técnicos que irão acompanhar os professores e alunos. A formação foi da responsabilidade de Mariana Marques dos Santos, licenciada em Ciências do Ambiente e Mestre em Ecologia da Paisagem e Conservação da Natureza que, graças ao seu vasto conhecimento e experiência sobre flora, conseguiu partilhar de forma apelativa e dinâmica as características de algumas das espécies mais abundantes de flora nativa e exótica na Área Metropolitana do Porto.

Após a parte expositiva, os participantes foram convidados a conhecer o Viveiro do FUTURO para ver algumas das espécies referidas na formação e analisar alguns dos caracteres distintivos das várias espécies, como os gomos de rebentação, nas espécies de folha caduca, a disposição dos ramos, a coloração e textura do tronco, bem como as diferentes conformações das folhas nas espécies de folha perene.

Obrigada a tod@s!

FOTOS Créditos: ©2016CRE.Porto|ampereira

 

 

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pelo CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto.

2017-01-31T10:28:28+00:0017 Janeiro, 2017|ação de capacitação, rede de escolas do futuro 2016/17|
A carregar entidades...