dsc_2373

Foto: Marisa Graça

O CRE.Porto, no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra estabeleceram uma parceria para levar a cabo uma iniciativa inédita em Portugal: a erradicação completa de uma espécie com elevado potencial invasor antes que se consuma a sua provável expansão no país e eventualmente ao resto da Europa. A sua expansão poderá ter um forte impacto ambiental, social e económico.

A espécie Baccharis spicata é nativa da América do Sul (sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e nordeste e parte central da Argentina) e a sua presença na Europa foi detetada há pouco mais de um ano, pelo reconhecimento de duas populações naturalizadas no território da Área Metropolitana do Porto (AMP). Esta deteção foi realizada pelo CIBIO.

A parceria agora estabelecida, na qual se pretende igualmente envolver os Municípios onde já foi identificada, constará de ações de formação-ação para o seu reconhecimento, ações de controlo e monitorização. Oportunamente divulgaremos ações abertas a Voluntários no âmbito desta iniciativa.

Atualmente toda a literatura científica focada no problema da erradicação de plantas vasculares converge na ideia de que a erradicação de espécies problemáticas só é possível num cenário de deteção precoce, combinada com uma ação física focada em áreas de pequena dimensão. Este tipo de intervenções só é possível com a ajuda de voluntários e com a sensibilização das entidades públicas, já que a eliminação de plantas que não estejam listadas no Decreto-Lei n.º 565/99 só se pode fazer com a boa vontade de todos, incluindo proprietários de áreas privadas onde a espécie se encontre.

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar