IMG_5804No dia 11 de março a Escola Básica de Moldes, pertencente à Rede de Escolas do FUTURO, em Arouca, foi de mochilas aviadas para a Serra da Freita e ninguém foi deixado para trás! Dos mais pequeninos do jardim de infância aos mais velhos do 4º CEB, juntamente com professores, educadoras de infância e auxiliares, todos participaram na reflorestação desta serra tão emblemática, no total de 43 alunos e 7 adultos. O autocarro do município apesar de ser pequenino não foi desculpa, pois em duas viagens conseguiu levar todos ao topo da parcela de Palma. Assim que todos chegaram, foi explicada a importância e o papel das espécies nativas na Serra e foi evidente o orgulho que aos mais pequenos têm neste espaço: “Os meninos que vivem na cidade não tem uma serra como a nossa” soltou um deles. Foram ainda apresentadas as três espécies a plantar e todos ficaram a conhecer os “primos” Carvalho-alvarinho e Carvalho-negral assim como o Medronheiro! Árvore ou arbusto, folha caduca ou persistente, técnicas de bem plantar uma árvore… nada disto era já novidade para os alunos da Escola Básica de Moldes, pois o trabalho de casa foi bem feito e segundo nos disse uma das professoras, estando o teste de estudo do meio à porta, toda a matéria estava bem sabida!

Explicação feita, todos calçaram as luvas e, em pequenos grupos, dividiram esforços. A tarefa de plantação foi facilitada por quatro funcionários da Câmara Municipal de Arouca que abriram as covas, com orientação da Engª Ana Santiago. Durante a plantação houve ainda tempo para a escola filmar um pequeno vídeo sobre a importância da plantação de espécies nativas na serra  como forma de prevenir os incêndios florestais, pelo que o cenário era o de um documentário sobre a vida selvagem!

No final da manhã foram plantadas 81 novas árvores e a sensação de missão cumprida era notória nas expressões de todos. “Gostamos muito de estar aqui, correr na serra e plantar árvores foi muito divertido”!

Parabéns a tod@s! FOTOS | Créditos: @2016 CRE.Porto|ampereira

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.