13A atividade do dia 21 de novembro teve como objetivo comemorar o dia da Floresta Autóctone. Participaram 16 alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária de D. Dinis e da Escola Básica de Agrela e Vale do Leça, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, quatro deles acompanhados dos seus encarregados de educação. Todos colaboraram na manutenção da área plantada e contribuíram para o seu crescimento, acrescentando mais algumas árvores.

No final a satisfação era visível nas expressões de todos e já se pensava no regresso, que deverá ocorrer no mês de fevereiro 2016. Para os que quiseram prolongar os momentos de contacto com a natureza finalizou-se com um piquenique e o regresso a Santo Tirso fez-se com uma animada caminhada.

Avaliaram a atividade com a nota de “muito bom”. “Motivar os mais novos para fazer voluntariado”,  “Ajudar realmente a melhorar o ambiente”,  “Aumentar a área florestal da cidade”, “Ficar a conhecer melhor a natureza”, e “Disfrutar do que a natureza nos dá”, foram alguns dos comentários partilhados.

Adaptado do texto de Cláudia Teixeira, professora responsável pela inscrição do grupo na REDE de ESCOLAS do FUTURO.

Obrigada a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2015CRE.Porto|ampereira; ©2015CRE.Porto|malmeida; ©Claudia Teixeira

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso e CRE.Porto.

REDE de ESCOLAS do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.