No último dia do mês de maio, dia 31, as Rotas das Árvores e Florestas da Área Metropolitana do Porto seguiram caminho até Gondomar e Valongo (ver convite). Com o objetivo de conhecermos melhor a biodiversidade das suas serras, o dia começou na Associação da Azenha onde nos foi dado um enquadramento do seu património geológico e biológico e dos esforços em curso para o proteger, por Luís Monteiro, chefe da Divisão de  Ordenamento do Território e Ambiente da Câmara Municipal de Valongo e Gilberto Fernandes, adjunto do Vereador José Moreira (Divisão de Desenvolvimento Ambiental) da Câmara Municipal de Gondomar. Ao longo do percurso contamos com a preciosa ajuda da bióloga Raquel Viterbo do município de Valongo e dos biólogos Cláudia, Cristiana e Ricardo de Gondomar.

Ainda durante a sessão de apresentação pudemos ouvir o fotógrafo João Nunes da Silva que, além da apresentação de fotografias lindíssimas das florestas portuguesas, partilhou com todos os presentes um pouco do seu percurso como fotógrafo de natureza. Esta última conversa serviu de mote para relembrar todos os presentes que durante esta manhã da Rota estaria em jogo um “rali fotográfico”, no qual as melhores fotografias (as mais votadas no facebook), seriam premiadas.

Como a manhã estava fresca e depois de um cafezinho ao balcão, não se atrasou a saída e os 46 participantes iniciaram o trilho que nos levaria até à tradicional e bucólica aldeia de Couce, sempre acompanhados pelos sons do rio Ferreira.  Pelo caminho pudemos ainda observar e ouvir alguma da biodiversidade das serras, como as rãs verdes (Rana perezi) que coachavam um pouco por todo o lado mas, para as vermos, tínhamos que passar bem devagarinho. O mesmo aconteceu com os vários chapins (Parus sp.), que, por muito coloridos que sejam, apenas conseguimos ouvir os seus trinados e ver um ou outro voo mais fugaz.

Apesar de todo o interesse em contemplar a paisagem, os caminheiros, de máquinas em punho, quais bastões de montanheiros, foram-se debatendo pelo melhor “spot” para a melhor fotografia. Desde sentados, aninhados, máquinas na vertical, na horizontal, em cima de rochas ou quase dentro de um regato, em posições mais ou menos convencionais e ergonómicas, valeu tudo para conseguir captar a melhor recordação do dia de hoje, não tivéssemos connosco um grande fotógrafo de Natureza que esteve sempre pronto para dar uma dica.

A meio do percurso, numa pausa já necessária, os Diálogos da Primavera trouxeram até nós sabores bem tradicionais da floresta, como o mel monofloral de framboesa, a que se juntaram os biscoitos da Paupério, fábrica tradicional de Valongo. Aproveitando o lanche, a reunião deu ainda tempo para celebrar o aniversário do plantador Vitor Parati, um grande veterano do FUTURO, que mais uma vez foi presença assídua nas Rotas, desta vez a jogar em casa! O bolo, bem original (a tradicional regueifa de Valongo) e não menos saboroso, chegou para abrir o sorriso de todos e para acender e apagar a vela desejando mais anos de vida.

Antes de partirmos novamente à caminhada, com Sónia Beito da Portucalea tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre gestão florestal, formas de valorizar e explorar a floresta de forma sustentável. Já quase a terminar a manhã, pudemos parar para observar as fragas, do diabo e a lisa. Augusto Monteiro do Alto Relevo pôde explicar-nos um pouco melhor a geologia deste local e as particularidades das mesmas que as levam a ser um dos locais prediletos de atividades de escalada, já desde os anos 40.

Há um lema que se aplica a todas as visitas que são feitas pela Natureza – “traz apenas fotografias e deixa apenas pegadas” – e hoje não podia ter sido de outra forma!

FOTOS

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Gondomar, Câmara Municipal de Valongo e CRE.Porto, com o apoio de Alto Relevo – Clube de Montanhismo, ARCA – Associação Recreativa e Cultural da Azenha, Diálogos da Primavera, João Nunes da Silva (Ilustranatur) e Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto. É cofinanciada pelo ON.2.