No passado 21 de maio, o Município de Santa Maria da Feira acolheu uma ação de capacitação-ação sobre a gestão e controlo de plantas invasoras. Estiveram envolvidos 18 técnicos superiores dos parceiros do FUTURO dos municípios de Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis e da empresa Engenho e Rio, Lda. Foram apresentadas várias espécies invasoras da região e respetivos métodos de controlo e, no terreno, foi colocado em prática o método de controlo por “descasque” em Acacia melanoxylon (austrália). Os métodos de controlo corte combinado com aplicação de herbicidas e golpe/ injeção de herbicida foram também abordados.

A austrália foi introduzida no país como espécie florestal e fixadora de terrenos. Hoje em dia provoca graves impactes nos ecossistemas, devido às alterações na composição do solo e dos povoamentos muito densos que impedem o desenvolvimento da vegetação nativa, como também representam elevados custos para o seu controlo.

O dia foi frutífero: estes técnicos estão agora mais preparados para planear e agir com eficácia no controlo das plantas invasoras da região. Os trabalhos foram orientados pela Doutora Elizabete Marchante, investigadora e docente do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

FOTOS Créditos das fotografias: ©2015CRE.Porto

Esta ação foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, promovida pelo CRE.Porto, Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, a Escola Superior Agrária de Coimbra / Instituto Politécnico de Coimbra e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. É cofinanciada pelo ON.2.