A Francisca, a Beatriz, a Bianca e a Maria estavam a fazer um trabalho sobre florestas em Gondomar, mas nunca tinham plantado uma árvore. Aceitaram o desafio de ver como “funcionam as coisas no terreno” e no passado dia 28 de fevereiro foram plantar árvores e arbustos na Quinta do Ribeiro de Colmeias, em Foz do Sousa. Juntamente estiveram mais 49 Voluntários, empenhados em não deixar que a chuva, que caia certinha, os demovesse da meta do dia: mais
1.160 árvores e arbustos nativas para esta
área do FUTURO.
 A escolha das espécies foi feita pela Portucalea e pela equipa de Ambiente do Município de Gondomar e teve em consideração as características das parcelas a plantar. Assim, por exemplo, na zona ribeirinha plantaram-se ripícolas (como o amieiro, freixo e ulmeiro) e no monte, mais exposto, plantou-se medronheiro, aderno e lentisco.

Terminamos os trabalhos mesmo a tempo de apreciarmos o delicioso almoço piquenique que o Município de Gondomar ofereceu aos participantes. Foi um momento descontraído, ao qual se juntou o Vereador de Ambiente, para celebrar o fim da época de plantação nesta área do FUTURO, na qual se plantaram 2.912 árvores nativas.

Muito obrigada a todos os Voluntários do CRE.Porto, da Meia Maratona D´Ouro Run, da APRISOF, da Escola de Jovim, da Escola Secundária de S. Pedro da Cova e do Banco Local de Voluntariado de Gondomar, bem como à equipa de Sapadores Florestais de Gondomar.
FOTOS Créditos das fotografias: ©2015CRE.Porto|malmeida
 
Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e CRE.Porto. Colaborou a Portucalea – a Associação Florestal do Grande Porto. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2. Esta ação contou com a colaboração da Meia Maratona D´Ouro Run Gondomar, que em 2014 se comprometeu a plantar 2.200 árvores nativas ao abrigo da iniciativa “ 1 inscrição 1 árvore”.