O FUTURO vai às Escolas é uma iniciativa piloto do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – que pretende contribuir para a consciencialização das crianças, dos adolescentes e de toda a comunidade escolar sobre a importância das árvores e das florestas urbanas nativas no nosso dia-a-dia, bem como sobre formas de colaborar na sua criação e manutenção.

A iniciativa destina-se a escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico ao Ensino Secundário e consiste numa palestra e atividade prática ajustadas a cada ciclo de ensino que abordam aspetos como o que é floresta urbana, o que são árvores nativas e quais são, como identificar as espécies, entre outros. O projeto piloto decorre no ano letivo 2014/15 e está previsto um número limite de 6 escolas por cada município (Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia).

As visitas às escolas irão decorrer entre novembro de 2014 e abril de 2015. Para poder beneficiar da atividade cada escola interessada deve apresentar a sua inscrição até ao dia 21 de outubro de 2014 (a seriação das escolas será feita por ordem de inscrição). Mais informação aqui.

Esta iniciativa desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é promovida pelo CRE.Porto. A componente formativa é assegurada pela Universidade Católica Portuguesa (Porto). É cofinanciada pelo ON.2.