Equipa de Sapadores Florestais de Santo Tirso (ASVA)

Depois de um verão seco, quente e que vai ficar nas estatísticas pelo grande número de incêndios, área ardida e baixas humanas em luta contra os incêndios, queremos fazer um agradecimento especial aos Sapadores Florestais pelo ‘trabalho de formiga’ que fazem nas áreas florestais privadas e de gestão pública.

Equipa de Sapadores Florestais de Gondomar (Portucalea)

Os Sapadores Florestais estão sempre lá, no terreno, em vigilância permanente, e felizmente apagam muitos fogachos antes que estes tenham dimensão para chegar à comunicação social e ser notícia de abertura dos telejornais. Por fazerem este trabalho visualmente pouco espetacular (quem faria uma reportagem sobre isto?)  ficam sistematicamente nos bastidores, apesar de fazerem um trabalho essencial na prevenção, controlo inicial e nas fases pós-incêndio.

No âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – temos contactado com estas equipas em muitas atividades de campo e sabemos que não gostam propriamente de holofotes: são pessoas discretas e ficam sempre na retaguarda, deixando os voluntários estar na linha da frente, mas estão sempre lá para nos ajudar nas tarefas. E para sermos justos são estas equipas que, na maior parte das nossas áreas de intervenção do FUTURO garantem a ‘parte de leão’ da preparação prévia dos terrenos e da manutenção pós plantação (rega, limpeza de vegetação excessiva, etc.).

Lá diz o ditado que “atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher”. Nós arriscamos dizer que “atrás de um grande projeto de voluntariado na floresta há sempre uma grande equipa de Sapadores Florestais”. OBRIGADA!