Foto: Bernardo Markowsky

Está já em plena acção na Serra da Freita, Arouca, o Programa de Vigilância Florestal 2013, que se estende até ao final de setembro. Pretende-se vigiar e detectar possíveis focos de propagação de incêndios e sensibilizar a população para esta problemática. Está ainda garantida animação e formação. Por exemplo, nos dias 3 e 4 de agosto o Coro de Inquietação vai cantar modinhas populares de Arouca, na Casa das Pedras Parideiras, na aldeia de Castanheira. Está ainda a ser planeada uma visita do Projecto Lobo a Arouca para uma ação de esclarecimento sobre o lobo-ibérico.

A Teresa, do Movimento Terra Queimada, manda-nos o seu emotivo testemunho sobre esta iniciativa:
‘Estas viagens de passeios a pé, como vigilante, dão-me a oportunidade para conhecer pessoas fantásticas, simples, e passarmos algum tempo inesquecível. Tudo começa por mais uma caminhada de vigilância e no final o que trazemos na “bagagem” é uma experiência cheia de sabedoria e riqueza humana.
Além disso a serra da Freita tem a força do granito e do xisto do seu segredo. Harmoniza o corpo, a mente, espírito e emoções. Possivelmente será por estas razões que gostei imediatamente desta Serra.(…). Sobre este cume a que trepei, há uma árvore rebentando da pedra, uma pequena árvore atarracada, com alguns ramos fortes. Ali se encontra ela, inalteravelmente solitária e estranha, rija e firme na rocha, e mesmo no cimo, poisado, um pássaro entoando um agreste canto. (…) Palavra a palavra, momento a momento, dia a dia, vai-se criando laços de amizade profundos e sinceros e a todos os vigilantes que passam por mim e que tão fortes marcas me deixam, o meu OBRIGADO’.

Inscrições e mais informações.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]