Foto: Ramón Ruiz

Se está interessad@ em fazer umas férias diferentes, com sentido (a sua ação será fundamental para ajudar a prevenir e detetar precocemente incêndios!), em sintonia com a natureza e com pessoas que partilham os mesmos valores faça parte.
No âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, o Movimento Terra Queimada organiza um campo de voluntariado ambiental entre os dias 15 de julho e 8 de setembro de 2013, cujo objetivo é realizar vigilância florestal na Serra da Freita, que pelo histórico dos incêndios e pelo valor florestal, é considerada como zona crítica, com elevado potencial de perigo de incêndio. A área a vigiar está integrada na Rede Natura – Sitio Arada Freita.

O que é pedido aos voluntários?

Que possam permanecer pelo menos três dias seguidos na Serra da Freita.
Que realizem percursos pré-estabelecidos apeados e/ou de bicicleta para detetar comportamentos de risco (fogueiras, queimadas e queimas de resíduos) ou más práticas ambientais (deposição de lixos, uso de veículos de motorizados em locais não autorizados, etç) que possam originar incêndios e/ou produzir impactos sobre habitats ou espécies animais e vegetais.
Que realizem o alerta de incêndios via 117 e efetuem vigilância pós – incêndio.
Que comuniquem às autoridades competentes comportamentos de risco ou más práticas ambientais e georreferenciem as ocorrências detetadas.
Que produzam relatórios diários das atividades desenvolvidas.
O que é oferecido aos voluntários?
Acolhimento e ação de formação 
Alojamento gratuito no Parque de Campismo de Merujal.
Telemóvel para reportar ocorrências e contactar com a coordenação e autoridades.
Carta Militar da área de vigilância com a representação dos circuitos.
Folha do relatório das ocorrências.
Bússola.
Binóculos.
Mais informações: Movimento Terra Queimada | Teresa Markowsky | teresamarkowsky@gmail.com | tel. 934386588 (se não atender de imediato deixe mensagem e a chamada será devolvida logo que possível).

[FICHA DE INSCRIÇÃO] (inscrições fechadas)

NOTA: além do seguro oferecido, a organização não se responsabiliza por qualquer acidente, dano físico, material e/ou moral ocorrido no âmbito do evento que envolva os participantes.

Condições do Seguro oferecido aos participantes. O seguro só estará ativo 72 horas após a confirmação de participação de cada pessoa.

Esta iniciativa é desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, e promovida pelo Movimento Terra Queimada, em colaboração com o ICNF, o CRE.Porto, a Comissão Municipal de Defesa da Floresta e o Geoparque de Arouca. Colabora nesta iniciativa a Nuturveredas, que nos facilita alojamento grátis no Parque de Campismo de Merujal, e a Optimus, que nos facilita telemóveis e comunicações para uso dos voluntários. A Universidade Católica Portuguesa oferece o seguro aos participantes e o Continente um pack de víveres para os voluntários.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]