No sábado, 22 de novembro, a Serra de Santa Justa (Valongo) foi palco de uma enérgica atividade de restauro ecológico. Cerca de 80 voluntários participaram na plantação de 1.148 árvores nativas (carvalho-alvarinho, sobreiro e medronheiro) numa iniciativa de reconversão do coberto vegetal da Serra. Nos dias anteriores à atividade, as acácias e eucaliptos que dominavam totalmente a área foram sendo eliminados pela Silvapor, o nosso parceiro para as operações de instalação, de modo a tentarmos criar condições para que as pequenas árvores autóctones se possam acomodar na área. Sabemos que a manutenção pós-plantação será um desafio mas acreditamos que será possível, passo-a-passo, ir ganhando espaço às plantas invasoras e criando ambientes com mais vida e mais diversidade.

A tarefa no sábado foi árdua: era preciso abrir covas num solo bastante empedrado, sob chuva, em algumas áreas com declive acentuado e com poços à nossa volta. Mas os fantásticos voluntários estiveram mais do que à altura e foram (bem!) plantados 390 sobreiros, 418 carvalhos-alvarinhos e 340 medronheiros. No final do dia ainda houve lugar a um magusto na área do Centro de Interpretação Ambiental.

Esta área de intervenção integra o FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.

Obrigada a tod@s! Veja as FOTOS.

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e da campanha nacional “Florestar Portugal”, foi organizada pelo CRE.Porto e Câmara Municipal de Valongo. Colabora a Quercus-Porto e a AMO Portugal. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2. Dedicamos esta plantação à Luís Simões – Logística e Transporte, que graciosamente transporta as nossas árvores dos Viveiros do ICNF até ao Porto