O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – desenvolvido no âmbito do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto) foi recentemente reconhecido pela Universidade das Nações Unidas (UNU) como um “Projeto de Excelência”. Este reconhecimento decorreu em Okayama, no Japão, durante o 9º Encontro Global dos Centros Regionais de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (CRE.EDS). O projeto foi avaliado na categoria de ‘Capacitação e Envolvimento da Comunidade através da Educação-Ação’, tendo sido reconhecido o seu valor na melhoria e expansão das florestas urbanas nativas. Em 2014 foram submetidos à UNU 31 projetos desenvolvidos por 27 CRE.EDS em todo o mundo.
+ informações sobre o reconhecimento da ONU: www.rce-network.org/portal/rce-award-recognition
O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – é um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objetivo de criar florestas urbanas nativas nesta região, que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Por isso resume-se numa palavra – FUTURO. Porque não existe futuro sem árvores. Com o projeto pretende-se reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão com cerca de 100.000 árvores de espécies nativas da região ao mesmo tempo que se espera informar e formar os cidadãos sobre a importância da floresta nativa e estimular a participação de todos os interessados em atividades de criação e melhoria das florestas metropolitanas. O território de intervenção estende-se pelos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto (Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vale de Cambra, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde). Até ao momento foram plantadas, mantidas e monitorizadas 34.139 árvores nativas em várias parcelas dispersas por vários municípios, com a colaboração de 37 instituições, 6.083 participações voluntárias individuais e 16.083 horas de voluntariado oferecidas pelos cidadãos da região. O projeto arrancou em outubro 2011 e estende-se até 2016.

O CRE.Porto é uma rede liderada pela Católica Porto, em estreita colaboração com a Área Metropolitana do Porto, tendo a missão de promover a educação-ação para a sustentabilidade através da sua rede informal de entidades públicas e privadas. É reconhecido pela Universidade das Nações Unidas desde 2009.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]