No próximo dia 8 de dezembro irá nascer um Bosque pelo Clima, e uma nova área FUTURO, na Póvoa de Varzim.

Durante a manhã e prolongando-se para a tarde, convidamos os Voluntários do FUTURO a participar na primeira plantação da época 2023/24 que pretende recuperar e valorizar a Serra de Rates, nos terrenos do Campo de Tiro, atualmente desativado.

O projeto de rearborização inicia-se com a plantação de 1.000 árvores e arbustos nativos, em cerca de 1 hectare de 5 que estão em reconversão para uma floresta nativa e que vão seguir um plano de plantação, tendo em conta a necessidade das diversas espécies a instalar e as condições do terreno.

A Rede de Bosques pelo Clima é uma de várias medidas do Centro do Clima da Póvoa de Varzim, primeiro no país, que surgiu no âmbito do movimento do Município “Póvoa em Transição” para atuar especificamente nas questões centradas nas alterações climáticas. Conservar e promover as florestas nativas são pontos cruciais e fundamentais, na agenda de trabalho, para mitigar esta grande problemática.

Junte a família, os amigos e, consoante a sua disponibilidade, preparando um piquenique ou não, venha contribuir para aumentar a área de espécies nativas na região e ambicionar um ecossistema cada vez mais resiliente. Aceita o desafio?

De modo a salvaguardar o devido acompanhamento, o grupo de voluntários é limitado a 70 pessoas. O transporte é da responsabilidade do voluntário.

Inscrições individuais e obrigatórias, aqui. (Após a sua inscrição confirmada, enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.)

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo Município de Póvoa de Varzim, Centro do Clima, Portucalea e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.