A 1 de março, meia centena de colaboradores da Continental Engineering Services reuniram-se para darem o seu contributo na recuperação da área FUTURO em Jancido, Gondomar.

O grupo assistiu a uma demonstração de como bem plantar uma árvore e, durante a manhã, instalou 247 nativas no território. Plantaram predominantemente medronheiros (Arbutus unedo) cujo fruto, o delicioso medronho, é sempre familiar a alguém, e lódãos (Celtis australis), não tão conhecido, mas que se deu a conhecer, que também irá providenciar à vida selvagem um alimento muito apetitoso.

Esta foi a segunda colaboração da empresa no âmbito do projeto FUTURO, evidenciando a sua participação empenhada e ativa pela floresta nativa. Alguns Voluntários, presentes em ambas as ações, recordaram o controlo de invasoras (austrálias) realizado na área no ano passado, salientando mais uma experiência positiva e gratificante em deixar um legado para as gerações vindouras e promover o restauro ecológico do ecossistema.

Finalizaram a intervenção com um piquenique junto aos moinhos, a desfrutar de um momento tranquilo e de convívio na Natureza.

Muito obrigada à Continental Engineering Services por ser apoiante de um futuro com árvores nativas e um agradecimento a todos os envolvidos pela dedicação na ação!

FOTOS | Créditos: ©2023CRE.Porto.malmeida; ©2023CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo Município de Gondomar e o CRE.Porto, em colaboração com Moinhos de Jancido e APRISOF. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.