No primeiro sábado do mês, 4 de março, nasce um novo bosque nativo em S. Pedro de Rates, Póvoa de Varzim.

O FUTURO regressa a este município com muito ânimo para colaborar na reconversão em bosque nativo de uma área, com cerca de 1 hectare, ocupada por um povoamento de eucalipto. A preparação do terreno já avançou com o abate do eucalipto e limpeza de matos, realizado pela equipa profissional, Portucalea. Em março, ficará mais rica em biodiversidade com a plantação de carvalho-alvarinho, medronheiro, amieiro, bétula, aveleira, gilbardeira, entre outras espécies nativas características dos habitats florestais e de linhas de água. Uma intervenção essencial que irá atrair mais fauna e flora nativa, melhorar a condição do solo e potenciar todos os outros benefícios dos bosques nativos para as futuras gerações, contribuindo com mais um passo para recuperar a paisagem e promover o equilíbrio do ecossistema da região.

Este esforço de rearborização com espécies autóctones vem na sequência da participação do Município da Póvoa de Varzim e da Vila de S. Pedro de Rates no projeto FUTURO. Assinala o nascimento da iniciativa “Póvoa em Transição” que está a surgir como resposta às alterações climáticas e com o impulso das Autarquias.

Participe na plantação das 846 árvores e arbustos nativos planeadas para esta parcela, junte-se ao grupo de Voluntários! 😊 Inscreva-se na ação de manhã (09h00-12h30) ou da tarde (14h00-17h30).

Inscrições obrigatórias individual (Após a sua inscrição confirmada, enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.)

De modo a salvaguardar o devido acompanhamento, o grupo de voluntários é limitado a 60 por ação. O transporte é da responsabilidade do voluntário.

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo Município de Póvoa de Varzim e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.