No sábado, 18 de fevereiro, o dia será dedicado à plantação de 1.000 árvores e arbustos autóctones em área nova FUTURO de Jancido, em Gondomar.

Na presente época de plantação, temos uma meta ambiciosa para esta área junto do rio Sousa, contígua ao PR1 GDM Linha de Midões e Moinhos de Jancido. No total, são quase 5.000 árvores nativas a plantar em 9 hectares de área, anteriormente ocupada por eucalipto, mato e acácia, que foi parcialmente atingido por um incêndio florestal em agosto 2022. No seguimento desta tragédia, reuniram-se vontades, esforços e parcerias de forma a implementar um projeto de rearborização e assim diminuir os impactos sobre o solo exposto e promover o desenvolvimento de um bosque nativo.

Neste fase, estão a decorrer os trabalhos preparativos, para em breve iniciar a plantação. Já confirmados estão voluntariosos alunos e docentes de escolas de Gondomar, colaboradores da Eurest, Mecenas HECTARE, e a comunidade local de Jancido. 😊

Dada a grandeza da meta para esta área, haverá 4 ações de plantação para a comunidade:
18 fevereiro 2023 | 09h00-12h30
18 fevereiro 2023 | 14h00-17h30
25 fevereiro 2023 | 09h00-12h30
25 fevereiro 2023 | 14h00-17h30

É uma excelente oportunidade para contribuir ativamente para a recuperação ecológica da floresta nativa e conviver com Voluntários igualmente motivados. Incentive amigos, família, traga farnel e venha passar a manhã, a tarde ou ambos os momentos connosco! 😊

Inscrição (obrigatória) aqui. (Vagas limitadas.) Após a sua inscrição confirmada, enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.

O transporte é da responsabilidade do voluntário.

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo Município de Gondomar e o CRE.Porto, em colaboração com Moinhos de Jancido e APRISOF. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.