No dia 25 de fevereiro, 12 colaboradores da Decathlon estiveram no Parque da Ciência, em Matosinhos, a plantar 23 árvores e arbustos nativos.

Antes de se passar à parte prática, foi partilhado com o grupo a importância da reconversão de áreas degradadas ou incultas para bosques nativos e os consequentes serviços ecológicos que são enaltecidos. Pois é o que se pretende promover na área do Parque da Ciência – um antigo aterro onde, desde 2015, são aplicados esforços para se tornar num espaço verde para usufruto da comunidade. Após a demonstração de como bem plantar uma árvore, os voluntários estavam prontíssimos e entusiasmados para abrir as covas e cuidadosamente instalar as espécies nativas, provenientes do Centro de Recuperação Paisagístico do Vale do Leça.

Os colaboradores participantes da Decathlon deram o seu contributo para a recuperação ecológica da parcela com a plantação de bordos e pilriteiros que se juntaram a medronheiros, sobreiros, macieiras-bravas e carvalhos-alvarinho que já crescem na área.

No final da atividade ainda se contemplou os medronheiros que foram plantados há quatro anos e que nesta altura exibem os seus belos cachos de flores brancas ou rosadas.

Obrigad@ a tod@s pelo tempo dedicado ao bosque nativo!

FOTOS | ©2022CRE.Porto.malmeida; ©2022CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, com o apoio do CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.