No próximo dia 13 de novembro, sábado, às 14h30 realizar-se-á a segunda visita guiada da Rota das Árvores do Porto 2021-2022, no Parque das Virtudes.

Desenvolvendo-se sobre um distintivo conjunto de socalcos, nas margens de um vale encaixado por onde corriam, outrora, as águas do rio Frio, foi na antiga Quinta das Virtudes, que, ao longo de várias décadas do século XIX, se reuniu um dos mais surpreendentes conjuntos de plantas raras e exóticas que os portuenses, e até a realeza portuguesa, viriam a ter o prazer de alguma vez admirar: o Horto de José Marques Loureiro. Poucos são hoje os sobreviventes dessa opulência botânica, mas entre os que sobrevivem encontra-se uma “rainha”, ou melhor, uma “imperatriz”, oriunda das distantes terras do Oriente, que todos os anos, no outono, homenageia o sol com um renovado manto da cor do ouro. Não muito longe encontramos uma guerreira, que, com longos espinhos, defende ferozmente as suas vistosas flores e o fofo algodão para as nossas almofadas.

Venha descobrir e conhecer que relíquias são estas, como também as outras árvores que o Parque das Virtudes nos presenteia com uma paleta de cores quentes, quando o tempo se torna mais frio.

A abertura das inscrições é no dia 5 de novembro às 21h00, aqui. (As inscrições são efetuadas unicamente através do formulário respetivo.)

A “Rota das Árvores do Porto” é uma iniciativa do Município do Porto integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, e enquadra-se no projeto Florestas Urbanas Nativas no Porto – FUN Porto. Colabora o Arquiteto João Almeida.