No passado sábado, 25 de maio, o Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça (CRPVL), em Matosinhos, recebeu os seus primeiros voluntários para a plantação de um pomar nativo que está a nascer neste espaço. As 24 pessoas que se reuniram nessa manhã plantaram 330 medronheiros (Arbutus unedo), que juntamente com aveleiras (Corylus avellana) e sabugueiros (Sambucus nigra) e outras espécies nativas, constituem o Campo Demonstrativo de Reabilitação da Paisagem.

A escolha certa das espécies, aliada a boas práticas, podem contribuir para o sucesso de uma exploração, quer agrícola, quer florestal. Desta forma, no CRPVL estão a ser implementadas técnicas de produção de plantas florestais, nativas, que servirão de exemplo para quem quiser apostar numa alternativa à produção florestal convencional. Para um destes campos, a espécie privilegiada, o medronheiro, foi produzida graças a técnicas laboratoriais que lhe irão dar uma maior produtividade e maior grau de adaptabilidade. A partir desta data, estas plantas serão monitorizadas e avaliadas por forma a garantir que sejam um bom exemplo a ser partilhado e conhecido.

O trabalho, visto estar a ser realizado num campo agrícola, com solo rico e solto, foi bastante facilitado, o que deu ainda uma motivação extra a todos os voluntários, que com dedicação concluíram as tarefas em tempo record! Com o tempo que sobrou, démos a conhecer aos voluntários os resultados da estacaria realizada em abril: já estão prontas para serem transplantadas! 🙂

Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2019CRE.Porto.ampereira; ©2019CRE.Porto.malmeida

O Campo Demonstrativo de Reabilitação da Paisagem é um dos componentes essenciais do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça. Este projecto contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e está a ser promovido pelo Município de Matosinhos em parceria com a equipa do CRE.Porto.