Os dias passados em Vale de Cambra são sempre especiais. Seja pela determinação com que os voluntários resistem às intempéries nos dias de plantação em Felgueira (sim, é tradição que chova sempre que vamos à Felgueira), seja pela massa humana que habitualmente se forma nos dias em que plantamos ali, em particular em Paraduça.

E neste dia não houve exceção: muitos moradores da aldeia de Paraduça juntaram-se aos “visitantes” (do Porto, Braga, S. João da Madeira, Gondomar e até de Coimbra) e orgulhosamente carregaram as suas ferramentas, reuniram os seus familiares e com uma missão bem presente, encheram-se de ânimo para deixar a Serra da Freita cada vez mais colorida, resiliente e (bio)diversa. Desta vez, estivemos com 92  voluntários no baldio da Paraduça. Todos atenderam à chamada incluindo o Presidente da Câmara (José Pinheiro e Silva), o Vereador do Pelouro do Ambiente (José Pinho), o Presidente do Baldio (Sr. Manuel), o Gestor do Baldio (Pedro Oliveira), a equipa de Sapadores Florestais, um grupo do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, os Escuteiros dos Agrupamentos 391 (Antas) e 508 (Arões), muitos amigos e veteranos do FUTURO.

Pela manhã, bem cedo, a chegada das pessoas de todos os lados trouxe com certeza um ritmo diferente ao centro da aldeia de Paraduça. A boa disposição e vontade de trabalhar reinavam.

Na subida até à parcela de trabalho, desde a Capela, o cordão de plantadores que chegaram de fora foi-se adensando com os residentes. Já no terreno, foi feita a explicação de todos os procedimentos, da importância de uma boa plantação e foram apresentadas as espécies a serem plantadas – medronheiro (Arbutus unedo), sobreiro (Quercus suber) e bétula (Betula pubescens). Para terminar esta etapa lançou-se a melhor noticia do dia: “hoje vamos plantar a nossa árvore 100.000!”. Um forte aplauso e sorrisos rasgados deram o mote ao início dos trabalhos. Todos foram decisivos para alcançar a meta, todos os presentes foram parte da árvore 100.000 e todos os que contribuíram foram lembrados.

Terminada a manhã de plantação (com distinção – plantamos 1.063 árvores), desceu-se de novo à aldeia, sem antes parar para contemplar outra parcela da Serra da Freita, intervencionada há 3 anos, cujas árvores mostram excelentes sinais de crescimento e adaptação e mereceram a atenção e elogio de todos.

Já na aldeia, provou-se o porquê de as manhãs em Vale de Cambra serem sempre tão especiais. Um reconfortante lanche foi servido a todos os participantes, com caldo, carne, mel e vinho regionais, juntamente com broa típica de Paraduça. Foi sem dúvida uma fantástica recompensa ideal para plantadores tão determinados.

Sobre a plantação da árvore 100.000 do FUTURO pode ler mais aqui.

Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2018CRE.Porto.mspinto, ©2018CRE.Porto.malmeida, ©2018CRE.Porto.ampereira