No passado 24 de fevereiro regressamos ao Parque de Picoutos, Matosinhos, para mais uma ação de plantação. Desta vez a manhã trouxe um grande e animado grupo de 92 membros e familiares da Universidade Sénior Rotary de Matosinhos que com dedicação plantaram, coincidentemente, 92 árvores. Mesmo os mais pequeninos, apesar de ainda não saberem andar, já tiveram uma árvore plantada em seu nome 🙂

Depois das boas vindas dadas pelo executivo da Câmara Municipal de Matosinhos, com a  presença do Vereador do Ambiente, António Correia Pinto, o grupo foi dividido pelos dois locais de plantação e rapidamente as ferramentas e plantas foram distribuídas por todos. Numa das parcelas as espécies prioritárias foram arbustivas, como o medronheiro (Arbustus unedo) e a aveleira (Corylus avellana). Terminada esta parcela, os resistentes começaram a juntar-se ao segundo grupo que estava dedicado à plantação, no outro extremo do Parque, de carvalhos-alvarinho (Quercus robur) , murtas (Myrtus communis) e bordos (Acer pseudoplantanus).

Foi notória a satisfação dos participantes que, sendo residentes em Matosinhos e utilizadores deste Parque, sentiram a sua contribuição para um espaço mais acolhedor, ainda mais verde e diverso: “sabe bem sentir que estamos a ser úteis e importantes para este Parque! Sem dúvida que foi uma manhã bem passada.”

Obrigado a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2018CRE.Porto.ampereira

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e CRE.Porto. As árvores (todas nativas) são do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.