O ano passado iniciou-se o estudo para a integração de uma nova área no FUTURO. É uma área de 30 hectares, no coração do Parque das Serras do Porto, propriedade da Junta de Freguesia de Valongo.

A área esteve até junho de 2017 exclusivamente dedicada à produção intensiva de eucalipto. Neste momento o eucalipto foi cortado (de acordo com o contrato que estava em vigor) e temos um novo e grande desafio em mãos. Ao longo dos últimos meses temos auscultado vários especialistas e procurado financiamento para as operações necessárias de reabilitação ecológica, que são muitas. Já temos um completo guião de trabalhos, embora continuemos à procura de recursos para o implementar na sua totalidade.

Um dos desafios de curto prazo passa por tentar eliminar os eucaliptos presentes (que após o corte rebentaram com grande vigor, como habitual). Um dos métodos ecologicamente adequados para atingir este objetivo é a inoculação de fungos saprófitos nas touças do eucalipto. E foi precisamente esse método que começamos a testar no passado 13 de outubro, com a colaboração da Mycotrend, de vários Voluntários já veteranos do FUTURO e ainda com o apoio dos Voluntário participantes no GIRO 2017. Nas próximas semanas continuaremos a dar corpo a este investimento que esperamos nos ofereça resultados (decomposição das touças dos eucaliptos) dentro de três anos.

Este trabalho foi possível porque os colaboradores da Junta de Freguesia de Valongo investiram vários dias de trabalho na eliminação da rebentação do eucalipto (1,5 hectares) antes de ser realizada a furação e inoculação com fungos.

A intervenção de reabilitação ecológica deste antigo eucaliptal, que está agora no seu início, resulta de uma articulação entre a Junta de Freguesia de Valongo, a Câmara Municipal de Valongo e o CRE.Porto / FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.

FOTOS | Créditos: ©2017CRE.Porto mpinto