2016CRE.PortomalmeidaP1080066No passado sábado, 16 de janeiro, reunimos 70 Voluntários do FUTURO na Serra de Santa Justa, Valongo, para rearborizar uma nova parcela do FUTURO, que integrou esta época os 23 hectares de área de serra em reconversão para floresta nativa.

No arranque dos trabalhos a equipa demonstrou aos voluntários como bem plantar uma árvore e depois estes subiram o monte percorrendo as covas, abertas pela Silvapor em dias anteriores, e completando o trabalho de plantação das árvores e arbustos. A meta para o dia era plantar 865 exemplares de padreiros (Acer pseudoplatanus), medronheiros (Arbutus unedo), pilriteiros (Crataegus monogyna), loureiros (Laurus nobilis), gilbardeiras (Ruscus aculeatus), sobreiros (Quercus suber) e carvalhos-alvarinho (Quercus robur). Surpreendentemente, os Voluntários deram “conta do recado” antes da hora prevista para a conclusão dos trabalhos. Isto deveu-se principalmente ao entusiamo e dedicação de todos, nomeadamente dos Escuteiros de Vilela (Paredes), dos Escoteiros de Ramalde (Porto) e dos Veteranos do FUTURO. Também influenciou a nossa energia a manhã espetacular de Sol e o saboroso lanche oferecido pelo Município de Valongo, complementado pelo saudável petisco de maça da Frueat.

A Lola e a Julieta, duas cadelas com caráter muito distinto – a corredora Julieta e a contemplativa Lola – tornaram a manhã ainda mais bem-disposta!

Fomos ainda visitados de surpresa pelas equipas de reportagem da SIC e do Porto Canal!

Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2016CRE.Porto|malmeida

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Valongo e pelo CRE.Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Programa Floresta Comum.

No próximo dia 30 de janeiro, prevê-se finalizar a rearborização desta nova área, com a plantação de mais 800 plantas. Junte-se a nós!