Acacias ValongoO domingo de manhã – 28 de junho – foi passado nas margens da Ribeira de Fontelhas, um afluente do Rio Ferreira, em Sobrado (Valongo). Um grupo de 21 voluntários do FUTURO juntou-se nesta ação para colaborar no controlo de acácias, principalmente da espécie Acacia dealbata, através do método de descasque. Alguns já tinham prática, outros eram iniciados, mas ao fim de alguns minutos já todos estavam a descascar acácias. Estimamos que a manhã tenha rendido o descasque de cerca de 300 mimosas. Estas plantas invasoras serão agora deixadas a “morrer em pé”, de modo a garantir a morte não só da parte aérea mas também das raízes.
O plano para aquela parcela de intervenção do FUTURO é plantar as margens com espécies ribeirinhas como sanguinhos de água, freixos, salgueiros e sabugueiros, de modo a contribuir para a reabilitação da galeria ripícola, mas qualquer plantação só acontecerá depois de controladas as invasoras. Em fevereiro de 2016 esperamos já poder ter condições para plantar.
A meio da manhã tivemos direito a um simpático farnel para repor energias: a Raquel trouxe bolo e a Carla trouxe várias embalagens de fruta desidratada da Frueat. Tudo delicioso!

Obrigada a tod@s!
FOTOS Créditos das fotografias: ©2015CRE.Porto, Ramón Ruiz

Esta atividade, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Valongo e pelo CRE.Porto. É cofinanciada pelo ON.2.