No passado 16 de junho realizou-se em Matosinhos mais uma sessão de capacitação-ação do FUTURO sobre plantas invasoras. A ação envolveu no total 30 colaboradores dos Municípios de Matosinhos e do Porto e da empresa Silvapor e teve uma duração de cinco horas.

Durante a ação a Doutora Hélia Marchante, investigadora e docente da Escola Superior Agrária de Coimbra da Universidade de Coimbra, partilhou o seu conhecimento sobre os impactes negativos das plantas invasoras e como identificar as plantas invasoras mais dispersas no nosso território. A especialista deu também a conhecer as características que fazem destas plantas muitas vezes difíceis de eliminar ou controlar, como é o caso da mimosa (Acacia dealbata), da austrália (Acacia melanoxylon), do espanta-lobos (Ailanthus altissima), da robínia (Robinia pseudoacacia), das plumas/penachos (Cortaderia selloana), das canas (Arundo donax) e das azedas (Oxalis pes-caprea). Os intervenientes, além de descobrirem as diferentes metodologias para combater as plantas invasoras, aplicaram o método de descasque num núcleo extensivo de austrálias, onde alguns exemplares têm mais de 80 cm de perímetro. Daqui a meio ano voltaremos ao terreno para verificar se as árvores morreram e, em caso afirmativo, fazer o corte.

Obrigada a todos.

FOTOS  Créditos das fotografias: ©2015CRE.Porto

Esta ação foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, promovido pelo CRE.Porto, Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos, a Escola Superior Agrária de Coimbra / Instituto Politécnico de Coimbra e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. É cofinanciado pelo ON.2.