O dia começou solarengo mas precisamente meia hora antes da hora marcada para o início da atividade começou a chover. Naturalmente ficámos preocupadas porque achamos que o grupo poderia desmobilizar. Com o trabalho preparatório que tivémos seria mesmo frustrante…
Mas imediatamente nos recordamos que este grupo da EDP Gás é constituído por muitos valentes! Em 2012 plantámos em Monte Padrão (Santo Tirso) num dia de intenso vento frio que quase não sentiamos as mãos e em 2013 plantámos no Parque de Avioso (Maia) num daqueles momentos em que o S. Pedro abriu totalmente a torneira. E assim foi novamente: no dia 18 de março a chuva não assustou ninguém, apenas exigiu vestir a capa de chuva, e foi até considerada uma ‘benção’ para as árvores!
Os 20 colaboradores da EDP Gás mais uma vez mostraram que além do trabalho de escritório sabem pegar numa sachola! Nos locais que tinhamos assinalado – num local que se chama Monte das Pedras, vai-se lá saber porquê 🙂 – abriram as covas, preparam o solo e instalaram 178 medronheiros, carvalhos e sobreiros. A orientação e alegria do Sr. Oliveira – Sapador Florestal de Valongo – animou-nos a tarde. “Ó cara-linda, isto faz-se melhor assim, venha cá…“, lá ia soltando aqui e ali. Terminámos a jornada de trabalho no Centro de Interpretação Ambiental a bebericar chá e a comer o típicos biscoitos das padarias de Valongo. Uma tarde excelente! Obrigado a tod@s! FOTOS

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Valongo com o apoio do CRE.Porto. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2.