O domingo começou bem cedo. Às oito já estávamos a caminho do Castro de Ovil (Espinho) para ultimar os preparativos de modo que tudo estivesse organizado quando chegasse o grupo de Voluntários que esperávamos para a plantação: últimos ajustes à localização das plantas a instalar no terreno e distribuição das mesmas, verificação das covas, transporte de estacas, distribuição das tarefas entre os monitores de grupos…
A partir das 9h15 os Voluntários começaram a chegar de todos os lados e o grupo foi-se adensando até aos 104 participantes: muitos Voluntários que já têm plantado noutras áreas do FUTURO que decidiram ir conhecer e colaborar na melhoria da área do Castro de Ovil (e que trouxeram amigos e familiares!), muitos Voluntários novos no FUTURO (e que se demonstraram verdadeiros ases a plantar árvores!), os jovens do Agrupamento de Escoteiros de Espinho e ainda os Lobitos e respetivas famílias do Agrupamento de Escuteiros 1114 de Anta (Espinho). Também lá estiveram o presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Junta de Freguesia de Paramos e os Vereadores da Cultura e do Ambiente.
Dadas as boas-vindas começamos os trabalhos! A azáfama foi geral, os quatro grupos de trabalho transportaram as suas plantas e ferramentas para os locais a plantar e não pararam a manhã toda. No total, plantámos 667 cerejeiras-bravas, azereiros, ulmeiros, freixos, amieiros, medronheiros, pilriteiros… Queremos voltar em breve para fazer a primeira manutenção desta nova área do FUTURO.

Obrigada a tod@s!

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Espinho e pelo CRE.Porto. Colaborou a Silvapor. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2.

FOTOS. Créditos das fotografias: ©2015CRE.Porto, Ramón Ruiz