Ontem, dia 6 de Janeiro, o FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto esteve presente na Escola Básica da Boavista em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, para mais uma palestra sobre as florestas. A sessão decorreu para um grupo de 45 crianças, do 3º e 4º anos de escolaridade, juntamente com os seus professores. A componente teórica, decorreu num ambiente muito acolhedor numa sala multimédia onde os alunos puderam participar de uma forma muita entusiasmada, colocando as mais variadas questões sobre as árvores, as florestas e os animais que nelas habitam. Ao enumerarmos as ameaças a que a floresta pode estar sujeita, houve rapidamente um consenso sobre a culpa ser maioritariamente do Homem, das suas ações e comportamentos irresponsáveis, como os incêndios, o desenvolvimento das cidades sem um ordenamento adequado e “o corte de árvores sem razão nenhuma, só mesmo para estragar e magoar a floresta”.

Alguns dos alunos participantes, no final da sessão contaram, orgulhosamente que já tinham participado numa plantação de árvores nativas, bem perto da escola e que apesar de ser um projeto a longo prazo, tal como disse a professora Amélia, “pode demorar muitos anos a vermos os resultados, mas alguém tem que construir o futuro”. FOTOS

Esta ação desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi promovida pelo CRE.Porto. É cofinanciada pelo ON.2.




* Para esta atividade do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto temos a colaboração graciosa da Engª Rute Teixeira, a quem agradecemos!