No passado dia 25 de outubro decorreu o terceiro workshop realizado no âmbito do FUTURO na Jardiland Maia. Desta vez a sessão foi conduzida pelo Eng. Luís Côrte-Real (ICNF) que começou por apresentar as características das sementes de algumas árvores nativas (como a do carvalho, azevinho, vidoeiro, etc.) e depois os métodos de recolha, seleção, conservação e processamento, nomeadamente dos aplicados no Centro Nacional de Sementes Florestais. Também foram abordadas as formas de propagação das plântulas.

No final da manhã, a seguir à componente teórica, o grupo de 36 participantes foi até à margem do rio Leça (uma das áreas do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto) descobrir mais sobre como as sementes se dispersam na natureza. Neste momento, milhares de bolotas formam um tapete no solo, graças aos carvalhos-alvarinhos (Quercus robur) que compõem a galeria ripícola.

Esta é uma área onde as plantas invasoras estão presentes (plumas, erva-da-fortuna e acácias) e por isso também foi tema de conversa. Felizmente para as plantas nativas, está para breve uma ação de controlo para esta área. 😉

Obrigada a todos! Veja as FOTOS.

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi promovida pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal da Maia e Jardiland Maia. Colaborou graciosamente o Eng. Luís Côrte-Real, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. É cofinanciada pelo ON.2.