No passado 17 de maio decorreu mais um workshop do FUTURO na Jardiland Maia, desta vez sobre plantas invasoras. A Profª Elizabete Marchante, especialista no tema, começou por descrever o que caracteriza as plantas invasoras e as distingue das plantas nativas e exóticas, e porque representam um perigo ecológico, de saúde pública e económico para o país.

Acácias, mimosas, austrálias, azedas, bons-dias, háquea-picante, espanta-lobos, chorão-das-praias e penachos foram algumas das plantas invasoras apresentadas durante a manhã. Depois da componente teórica, o grupo de 35 participantes caminhou até à margem do rio Leça, onde pode ver algumas destas espécies e pode experimentar um método de controlo, o descasque, mais adequado para árvores de casca lisa/contínua como é o caso da mimosa (Acacia dealbata). Outras formas de controlo de invasoras foram também abordadas.

Obrigada a todos! Veja as FOTOS.Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi promovida pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal da Maia e Jardiland Maia. Colaborou graciosamente a Profª Elizabete Marchante (Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra). Foi cofinanciada pelo ON.2.