No próximo dia 21 de fevereiro a equipa do projeto-piloto ‘da semente à árvore’ regressa a S. João da Madeira.

Depois de termos estado nas escolas EB1 dos Ribeiros e EB 2,3 de S. João da Madeira em novembro de 2013 para fazer uma pequena sessão sobre as éspecies nativas e para realizar uma sementeira de sobreiro regressamos agora para ensinar a plantar uma árvore e a colocar a árvore plantada (e uma fotografia) num mapa colaborativo.

Até ao início de março os 64 alunos que participam neste projeto irão plantar uma árvore nativa – medronheiro ou carvalho-alvarinho – no seu concelho. Irão ainda assinalá-la no mapa e seguir o seu estado e crescimento ao longo do tempo.

Este projeto piloto nasce no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – é desenvolvido pela Câmara municipal de S. João da Madeira e pelo CRE.Porto e conta com o apoio de técnico do Engº Luís Côrte-Real, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e do arquitecto Nuno Gomes Lopes, que voluntariamente colabora na componente mapeamento online das árvores. É cofinanciado pelo ON.2.