DSCN62101Temos um sonho. O nosso sonho é que o espaço metropolitano fique salpicado de manchas de floresta nativa, onde o carvalho, o sobreiro, o freixo, o medronheiro, o amieiro, o azevinho e outras espécies autóctones dominem! Queremos mais biodiversidade, mais qualidade de vida, uma paisagem valorizada e mais espaços para usufruir, aprender e construir algo em conjunto.

 

Para cumprir este sonho estamos a trabalhar há mais de dois anos. Somos uma equipa com elementos da Universidade Católica Portuguesa, da Área Metropolitana do Porto, das 15 autarquias envolvidas, das associações florestais, os sapadores florestais, empresas, associações e muitos, muitos cidadãos  voluntários… (ver na barra direita do blogue estão muitas das entidades envolvidas na implementação deste sonho).

 

MDSCN6253as como é que nós atuamos? Em parceria estreita com as autarquias identificamos 60 parcelas nos municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo e Vila do Conde. É apenas nas parcelas onde se reúnem as condições de manutenção e sustentabilidade que estamos a centrar as nossas energias e esforço.

 

O que já fizémos? Plantamos e temos cuidado de 25.228 árvores nativas, com o dedicado trabalho de dezenas de profissionais e centenas de voluntários. Continuamos a trabalhar e procuramos cidadãos e organizações que se identifiquem com este sonho e que tenham vontade de ajudar a construir, passo-a-passo, uma floresta autóctone na região.

DSCN6482