No sábado passado cerca de 45 pessoas juntaram-se na Maia, no Parque de Avioso, para recolher bolotas e plantar árvores. As equipas vinham de distintas origens: um primeiro grupo de Curador@s e Amig@s da Floresta, associados ao projeto das 100.000 árvores, e um segundo grupo de professores da Maia, que nesta manhã arregaçaram também as mangas para “fazer floresta” na Maia 🙂

A manhã começou com a recolha de bolotas dos carvalhos-alvarinho localizados junto às margens da ribeira do Arquinho, em pleno parque. Recolhemos cerca de 3.500 bolotas!

A segunda parte da jornada de trabalho foi dedicada à retancha – susbtituição de algumas árvores mortas da plantação do ano passado. Plantaram-se 85 freixos, sanguinhos, tramazeiras e sabugueiros, em locais identificados cirurgicamente com distintas cores.

Estas árvores serão acompanhadas pela equipa da Câmara Municipal da Maia, que gere o Parque de Avioso, como se de pequenos tesouros se tratassem 🙂 . Durante esta semana, todas as árvores na parcela que intervimos serão georeferenciadas e terão o seu próprio bilhete de identidade.

Obrigada a tod@s! FOTOS

Esta atividade é desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto sendo promovida pelo Cre.Porto em colaboração com a Câmara Municipal da Maia.