Quatro meses passados desde a realização da ação de plantação de árvores no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores em Ponte de Moreira, na Maia, junto ao Rio Leça, no “Bosque Auchan” deram-se alguma mudanças: o terreno foi vedado, a rua aberta ao tráfego (ligação à EN 13) e o poço descoberto aquando dos trabalhos de limpeza da vegetação foi coberto. As 190 árvores plantadas parecem estar a gostar da sua nova casa, com os sabugueiros e os freixos a mostrar a sua primeira folhagem e os amieiros a florescer exibindo os seus amentilhos.

Para dar continuidade à ação de manutenção deste bosque ribeirinho, no dia 18 de abril às 9h30 um grupo de participantes do Jumbo e a Divisão do Ambiente da Câmara, farão a verificação do estado das árvores para eventual reposição, a limpeza de vegetação nas zonas de plantação, a rega dos exemplares com a ajuda do Rio Leça e o ajuste das varas de localização.

Esta ação está integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto promovido pelo cre.porto, no qual se prevê reflorestar até 2015 cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão, com cerca de 100.000 árvores de espécies nativas da região, o que permitirá anular 20.280 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera ao longo dos próximos 40 anos. Para além de enriquecer a biodiversidade e melhorar a qualidade do ar, este projeto irá contribuir para uma melhor qualidade de vida.