Recebemos uma informação da Câmara Municipal de Vila do Conde e da Junta de Freguesia de Guilhabreu de que, redobrando o interesse em valorizar os terrenos de Santa Eufémia propostos para este projeto, foi possível aumentar a área para plantação inicialmente prevista.

A pequena área que estava definida (0,21 hectares) está agora pronta para plantação. Nos últimos dias a autarquia removeu dali os cepos das espécies invasoras que dominavam o espaço (acácias). Entretanto está prestes a terminar a preparação de uma área adjacente (0,3 hectares), também pertencente à Junta de Freguesia.

A plantação destes dois espaços decorrerá em simultâneo no dia 4 de Fevereiro de 2012. A meta é plantar 400 árvores nativas.

O terreno mais pequeno será plantado pelos alunos das escola EB1 de Guilhabreu – Parada, E.B.1/JI de Guilhabreu – Gonçalo M. Maia e Jardim de Infância de Guilhabreu – São Lázaro e respetivas Associações de Pais e Encarregados de educação, em que cada família irá adotar uma árvore. Nesta área pretende-se plantar 200 árvores (100 pinheiros mansos e 100 carvalhos-alvarinho).

No terreno maior, com área de 0,3 ha, pretende-se plantar, com a colaboração dos Curadores da Floresta, 200 árvores (100 castanheiros, 50 carvalhos-alvarinho e 50 vidoeiros). Esta plantação será realizada com o apoio dos voluntários.

Esta acção está integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto promovido pelo cre.porto, no qual se prevê reflorestar até 2015 cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão, com cerca de 100.000 árvores de espécies nativas da região, o que permitirá anular 20.280 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera ao longo dos próximos 40 anos. Para além de enriquecer a biodiversidade e melhorar a qualidade do ar, este projeto irá contribuir para uma melhor qualidade de vida.

Além dos voluntários e escolas, do Gabinete Técnico Florestal da CMVC e do cre.porto colaboram a equipa de sapadores florestais, a Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto, a Junta de Freguesia de Guilhabreu, os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde.

Inscrições