Este sábado o dia estava solarengo e a parcela de Monte Padrão particularmente bonita. As áreas que já tinhamos plantado em campanhas anteriores estavam limpas e as pequeninas árvores e arbustos com um aspecto bem vivo 🙂

Desta vez reúnimos 94 voluntários, que vieram de vários locais da área metropolitana do Porto e até de mais longe. Eram também muitos os tirsenses e os jovens e professores da Escola Secundária D. Afonso Henriques (Vila das Aves) e da Oficina do Instituto Nun’Alvres juntaram-se também a nós. Começamos a faina por volta das 10 da manhã e em menos de duas horas, com a valiosa ajuda da equipa de Sapadores Florestais, já tinhamos duplicado o objectivo para a manhã. Plantamos 1.100 carvalhos-alvarinho, castanheiros, medronheiros… e cumprimos a missão para esta época de plantação para o concelho de Santo Tirso. Obrigada a tod@s!

FOTOGRAFIAS

Esta acção está integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto promovido pelo cre.porto, no qual se prevê reflorestar até 2015 cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão, com cerca de 100.000 árvores de espécies nativas da região, o que permitirá anular 20.280 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera ao longo dos próximos 40 anos. Para além de enriquecer a biodiversidade e melhorar a qualidade do ar, este projeto irá contribuir para uma melhor qualidade de vida.

Desde outubro de 2011 e até este sábado já foram plantadas 5.894 árvores nativas com a colaboração das autarquias da região e de 906 voluntários. A meta até fevereiro de 2012 é plantar 15.000 árvores.